O sentido da vida e o suicídio

A pergunta é antiga, as respostas são variadas e as certezas, nenhuma. Afinal de contas, qual o sentido da vida?
Barbosa se fez esta pergunta ontem após receber uma triste notícia que o deixou chocado.
Um conhecido de Barbosa cometeu suicídio. Conhecido pois, o contato que Barbosa tinha com o mesmo resumia-se a um simples bom dia de vez em quando, ou um boa tarde num eventual encontro no elevador. Como em toda empresa existe a famosa "rádio peão", Barbosa sabia que se tratava de uma boa pessoa. Responsável, casado, filhos. Enfim, nessas condições Barbosa já concluíra que se tratava de um homem realizado, ledo engano.
Como notícias desta dimensão felizmente não é uma constante, o choque na hora obviamente é muito forte, ainda mais quando mesmo com quase nenhum contato você consiga se lembrar do rosto daquela pessoa. Por algum tempo Barbosa viajou em infinitos porquês que talvez pudessem justificar tal acontecimento, em vão.

Barbosa acredita que: Quando você se encontra em perigo, se por um acaso é mandado embora do trabalho, quando não sabe a hora que vai chegar em casa, quando se vê na mira de uma arma quando está prestes a ser assaltado e muitas outras situações que possa ser encarada como algum risco à você, o primeiro pensamento que toma conta de nós é um só, a Família.
E é isto o que mais impressiona Barbosa. Qual seria o grau do risco que este homem estava correndo, já que nem seu principal pensamento fez com que tal tragédia não acontecesse?
As pessoas vivem em conflitos com elas mesmas, mas Barbosa acredita que a base para amenizar estes conflitos ou pelo menos camuflá-los temporariamente é estar envolvido com a Família. Pensar na esposa, nos filhos, no lar, nas festas, nos amigos, em tudo que nos rodeia e que nos faz bem é a maneira mais eficiente de enfrentar os problemas da vida.

O sentido da vida? Barbosa não tem essa resposta e também não quer pensar nisto agora, talvez por medo de não encontrar a resposta que desejaria. Por hora Barbosa só lamenta o ocorrido e volta seus pensamentos à razão pelo qual é motivado a continuar lutando e enfrentando todo e qualquer perigo, sua Família.