A amnésia da sociedade e o analfabeto político

Impossível não comentar fatos políticos atualmente. As eleições estão chegando, e com elas, as mesmas perguntas de quatro anos atrás voltam a rodear a cabeça dos eleitores, que por sua vez, por não acompanharem fatos políticos, acabam por cometer os mesmos erros do passado, elegendo sem conhecimento alguém que num futuro próximo estará estampando as capas de revistas, envolvidos em escândalos de enriquecimento ilícito e demais crimes costumeiros atualmente.
No trabalho, quando Barbosa volta do almoço, brinca dizendo que almoçou com o "Pastor Garotinho", aquele da Rosinha (Garotinho), aquele que afim de ter seu nome limpo perante à sociedade recorreu a Deus, no mínimo suplicando para que os "fiéis" eleitores esqueçam seus erros do passado e na próxima eleição aprovem sua candidatura, aquele que usa a grande mídia para fazer lavagem cerebral à nível nacional se dizendo arrependido porém, desfilando em carro importado.
Barbosa, assim como outras pessoas fica indignado com certas atitudes dos políticos, mas o que mais entristece é a falta de memória do povo, a ignorância suprema da sociedade em grande parte burra, que no próximo mês irá conceder plenos poderes aos mesmos vigaristas que os prejudicaram em muitas situações durante os últimos longos quatro anos.

O Analfabeto Político - por Bertold Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que de sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.